Sunday, October 08, 2006

Ô, Loco...

Bem feito pra mim. Isso que dá passar o domingo em casa! É pra eu aprender! Mesmo que esteja um dia terrível, que aquela ressaca não deixe seu corpo, não fique em casa num domingo. Ou melhor, não ligue a TV. Difícil quando a porcaria da internet não funciona.

Até que começou bem, assisti Toy Story 2. Adoro desenho! Chorei, pra variar. Não lembro se chorei da vez que assisti no cinema. Mas aqueles brinquedinhos lindos falando de amizade, não tinha como não chorar. Pegaram meu ponto fraco, hein, Sr. Buzz Lightyear e Woody! Safadinhos...

Mas continuei sem mexer no controle remoto. Grande erro. Começou o Faustão. Fazia tempo que não assistia. Fiquei reparando no rosto dele e me impressionei, pois nunca olhei para o rosto dele. Depois de tantos domingos, era como se eu nunca o tivesse visto. Acho que se ele passasse do meu lado, eu não o reconheceria. Acho que reconheceria sim, ele é muito grande. Será que eu faço isso com muita gente? Ou só com as pessoas com quem não me importo? Tenho que ser menos desligada...

E não me lembrava de como ele é um mau improvisador. Era um tal quadro novo onde as crianças seriam ouvidas. Pois elas são o futuro da nação. Então, obviamente, temos que ouvi-las, pois elas nos salvarão. Para eles deve fazer todo sentido do mundo. Eis que o Sr. Silva começa a enrolar para explicar o que eu expliquei neste parágrafo. Como é irritante uma pessoa enchendo lingüiça. Não sei se é por que sou engenheira, mas gosto das coisas muito práticas. Se a pessoa começa a falar muito, acho que ela está tentando me enganar. Pois bem, depois de falar por longos 5 minutos, eis que começa o tão esperado quadro das crianças que serão ouvidas. Um longo estudo e pesquisa com crianças foi feito em 5 meses para saber o que elas pensam. Sobre o quê? Sobre tudo, geralzão mesmo. Sobre família, sobre o que elas gostam de fazer, sobre a política nacional, sobre o pesado fardo de elas terem de ser os salvadores da pátria. De quem foi a idéia de girico de criar um quadro desses!!!! Leave the kids alone!!! Deixem-nas gostar de bonecas, carrinho, pega-pega, esconde-esconde, chocolate antes do almoço!! Deixem o problema delas ser ter de comer brócolis ou recuperar aquela bolinha de gude animal que o vizinho ganhou! Por que as crianças de hoje tem que responder perguntas do tipo “O que você acha sobre Família?”?? Elas têm que responder “Eu gosto da minha mãe e do meu pai, mas briguei com meu irmão e estou de mal”!!! Por que elas têm que saber explicar o sentimento humano?? Por que antecipar uma coisa que quando ela for adulta já vai fazê-la sofrer mais do que o suficiente?

Mas que fique claro, não estou dizendo que as crianças têm de ser tratadas como imbecis. Se os pais estão se separando, não adianta falar que o papai foi comprar cigarro. Acho que elas perceberiam que ele não vai mais pra casa. O que eu quero dizer é que excesso de informação também é prejudicial! Tem coisa mais bizarra do que uma criança de 7 anos ter que falar como um adulto de 30, com toda aquela experiência de vida? E a mãe fica orgulhosa! Olha meu filho, que inteligente... É essa pressão toda que faz as crianças se matarem no Japão! Daqui a pouco, essa moda pega por aqui.

E eu passaria a tarde toda falando dessas porcarias que eles empurram goela abaixo e fazem as crianças parecerem pequenos vândalos e biscatinhas. Acho que já discuti isso com algum amigo meu... não estou recordada... bom, mas alguém levantou o ponto de que na verdade, o erotismo, essa preocupação com as crianças estarem banalizando o sexo, está na cabeça dos adultos. Que as crianças se vestem desse jeito porque acham legal e é só isso. Eles não enxergam a maldade. Será? Essa seria uma boa pergunta pra uma criança. Será que nenhuma mãe se preocupou em perguntar essas coisas pra filha quando ela dança com a Kelly Key cantando Baba, Baby? Ou quando ela quer andar de barriga de fora, mesmo estando um frio do cão? Ou usando aquelas sainhas de colegial? Confesso que fico deprimida quando vou trabalhar com meu pai (ele tem uma loja de bugigangas) e quando uma criança pode escolher um presente e ao invés de pegar um joguinho, uma boneca, ela pega uma caixinha de maquiagem. Tudo bem, é uma época diferente, mas será que estamos indo pro caminho certo? Tem um caminho certo? A gente tem que ficar passivo olhando pra isso?

Pra parar de sofrer, eu desligo a televisão. Ufa... problema resolvido.

1 comment:

Antonio Rimaci said...

Passar o domingão de sol em casa, aqui em salvador, é quase impossível. rs
Mas fugir de fausto silva eh extramente necessario. Não faça mais isso com o seu domingo. Pode ser altamente depressivo. Minha psicóloga que disse...