Sunday, November 12, 2006

É dia de feira....

Hoje a experiência foi conhecer a feira aqui perto de casa. A primeira coisa que eu avistei foi a barraquinha de pastel e a de flores. Comecei a rir sozinha.

Quando eu era mais novinha, domingo era dia que a gente ia pra feira. Íamos meu irmão, eu e minha mãe. A feira de domingo era um evento. Durante a semana minha mãe ia à feira também, mas a de domingo era especial.

A gente ia de carro, porque essa era um pouco longe de casa. Sair de carro já era uma diversão. Lembro que a gente sempre pedia aqueles suquinhos bizarros que vêm com formato de bichinhos, carrinhos, que olhando hoje, deve ser até meio cancerígeno.... Só que minha mãe congelava e a gente tomava como geladinho (ou sacolé, como eles chamam aqui no Rio). A gente sempre pegava o com formato de arminha pra depois brincar de polícia e bandido. Tá aí mais uma prova de que esse negócio de não poder vender coisas que incitem a violência é furada. Nem eu nem meu irmão fomos para o lado negro da força.

E tinham os peixinhos e as tartaruguinhas que a gente sempre implorava pra minha mãe comprar, mas ela nunca comprava. Dizia que a gente não ia cuidar e tal. E provavelmente não íamos mesmo.

A gente ajudava a minha mãe a carregar o que ela tinha comprado e de prêmio a gente ganhava um pastel com caldo de cana. Meu irmão sempre pedia o de carne e eu o de bauru.

E eu sempre ficava encantada com as flores... queria que minha mãe comprasse todas pra enfeitar a casa, mas ela de vez em quando comprava um vasinho de alguma planta sem flor. Ela dizia que as flores morriam logo. Na verdade, já estavam mortas. Mas eram tão lindas...

E hoje eu fiquei uns bons 3 minutos olhando as flores, lembrei de tudo isso e voltei sem comprar nenhum botão de rosa.

OBS 1: Comprei 1 quilo de manjericão. O que eu vou fazer com 1 quilo de manjericão? Não faço a mínima idéia. Mas era uma senhora tão velhinha, separando os raminhos... acabei comprando o que ela me ofereceu. Minha casa inteira cheira a manjericão. Vou ter que procurar alguma receita que leve manjericão, diferente de pizza marguerita e molho de macarrão....

OBS 2: Aqui, pela ausência de japoneses, eles não vendem as coisas em japonês. Explico: em SP, as feiras são abarrotadas de japoneses, seja vendendo, seja comprando. Sendo assim, quando a gente passa, eles já saem gritando “O hourensou tá ótimo hoje” (hourensou = espinafre japa) ou “Vai maguro?” (maguro = atum). Mas fiquei contente de encontrar chingensai (acelga chinesa), nira (? Uma verdura, acho que não tem tradução), takenoko (broto de bambu). Pena que o preço é mais que o dobro do que em SP...

5 comments:

Tangerine said...

Faz panqueca e coloca um pouco na massa, fica delícia.
Ou corta tomate, tira o miolo, pica uns champignons, joga na manteiga com cebola e soma o majericão. Coloca no tomate, cobre com queijo e põe no forno quente por uns 3 minutos.
Ou põe no molho de tomate e na pizza :)
Ou me dá meio quilo!
uahuahauha
beijão

Raura-chan said...

Sabia que você ia me salvar, amiga Chef!!!!!! haha Vou testar as duas receitas!!! Hoje eu joguei um pouco na carne moída! hahaha Tudo vai levar manjericão!!!

Unknown said...

meu.. a thais tá insuportável agora.

minha dica: coloque no armário e use como aromatizante de roupas que estão cheirando cigarro da balada.

Raura-chan said...

hahahahaha Mas o manjericão absorve o cheiro do cigarro ou se adiciona, ficando aquele cheiro de macarrão com cigarro? haha

Unknown said...

eu não sei, a idéia era vc testar a fórmula e, se der certo, ficar rica com ela.

pede pra alice testar, ela que é pró em odores químicos!