Thursday, August 31, 2006

Como ficar sem cerveja????

As pessoas dizem que não se pode beber, que engorda, que faz mal, que te faz uma alcoólatra. Mas onde mais eu conseguiria momentos de tanta distração, descoberta e troca de experiência se não num boteco onde a mesa é montada na hora com dois barris vazios de chopp e uma tábua de madeira?? Estes são os momentos que eu acho bacana estar no Rio. Tudo que é tipo de gente, de gravata, descalço, de chinelo, limpo, sujo, todo mundo tomando sua cervejinha. Pão com linguiça, jiló. Coisas que só se consegue em boteco bem pé-sujo! E esse é o termo mais carioca que eu aprendi!

Mas uma coisa que eu nunca tinha pensado e que me fez ficar arrepiada qdo ouvi, no meio de uma conversa sobre dinheiro, em como administrá-lo e como as pessoas ao seu redor fazem isso:

"Como pode uma pessoa pedir dinheiro no sinal e passar numa loja e comprar um brinco ao invés de feijão pros 5 irmãos que passam fome?"

"É, por que ela faria uma coisa dessa?"

"??? Sei lá!!"

"Pessoas que vivem em extremos ou tem naquele momento ou não tem. Pra eles tanto faz se eles ficam com fome mais um dia e a sensação de ter algo como um brinco de um real é melhor do que comer um prato de arroz e feijão"

"..."

Claro que pra um monte dessas pessoas que pedem dinheiro na rua e vão à loja do meu pai comprar um brinco, a situação não é essa. É por pura sacanagem mesmo. Mas eu pensei em como ainda deve ter gente assim no mundo. Acho que ainda tem. E eu não tinha parado pra pensar nisso. Em como um brinco pode ser importante pra alguém. E tudo que a gente tem e não dá importância. É bom parar pra pensar nessas coisas, mas não pra abrir mão de tudo e virar socialista radical. Eu não funciono assim. Mas eu dou muito valor às coisas que tenho. E a tudo que meu dinheiro compra. Ainda bem que consigo pagar minhas continhas e ainda beber chopp sem contar quantos numa quinta-feira, sem nenhum motivo.

E nessas eu corrompi mais um bom aluno a não ir à aula e me acompanhar. Sempre combinamos em beber só uma, mas obviamente, ficamos até dar a hora do metrô fechar.

E amanhã ainda tem natação.....

No comments: